quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Transportes

Em Varsóvia pode circular de táxi, as empresas recomendadas são a Sky Ele, Super Táxi e Sawa Táxi. No entanto, se pretende gastar menos dinheiro, o mais rentável é circular de metro (atenção aos fiscais nas saídas das estações), eléctrico ou autocarro. Nos dois últimos casos o bilhete custa 4 Zlotys (1 euro) e pode andar em todos os autocarros durante duas horas, ou 2,20 Zlotys (0,60 cêntimos), para viajar durante 20 minutos.

Transportes Públicos em Varsóvia

Bilhetes dos Transportes Publicos

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Palácio da Cultura e da Ciência

Este prédio é o mais alto de Varsóvia e representa o maior símbolo da arquitectura tipica do regime comunista na cidade. Foi um presente da União Soviética para o povo polaco. A construção é imponente. No trigésimo andar tiram-se excelentes fotografias a 360º de Varsóvia.

Palácio da Cultura e Ciência de Varsóvia

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Castelo Real de Varsóvia

Foi totalmente destruido durante a 2ª Guerra Mundial. As obras de recuperação demoraram anos. O castelo só abriu ao público em 1994. O salão real tem seis pinturas que representam os mais importantes momentos da história polaca, e ainda, 22 estátuas de bronze. No interior do castelo há um relógio que parou às 13 horas e 34 minutos, hora a que começou o bombardeamento a Varsóvia em 1939. A sala de mármore tem retratos de 22 reis polacos. No gabinete do rei há actualmente uma colecção de 2300 quadros. Outro dado importante prende-se com a colecção de 2000 livros que o rei tinha e que foram vendidos por um sobrinho após a sua morte. A maior parte da colecção está na Ucrânia. Na sala de pintura do castelo há 23 imagens sobre a capital polaca pintados por um veneziano. Napoleão levou quatro desses quadros e um rei russo também. Regressaram em 1920 quando acabou o diferendo entre a Rússia e a Polónia. Na sala dos senadores foi aprovada a 3 de Maio de 1791 a primeira constituição.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Igreja de Stª Cruz

Aspecto do interior da igreja de estilo barroco que actualmente recebe os peregrinos polacos. A Igreja de Stª Cruz é do Século XIV. Em 1655 aquando da invasão sueca foi incendiada e destruida. Foram os próprios monges que reconstruiram a igreja entre 1707 e 1717. O interior só ficou pronto em 1725.

Igreja de Stª Cruz - Pormenor do Altar

Igreja de Stª Cruz - Chopin

Antes da morte o músico polaco Chopin pediu para que o seu coração fosse colocado na Igreja de Stª Cruz.

sábado, 19 de outubro de 2013

Copérnico

Nicolau Copérnico nasceu em Toruń, no dia 19 de Fevereiro de 1473 e faleceu em Frauenburgo, a 24 de Maio de 1543. Foi um astrónomo e matemático polaco que desenvolveu a teoria heliocêntrica do Sistema Solar. Foi também cónego da Igreja Católica, governador e administrador, jurista, astrólogo e médico. Sua teoria Heliocentrica, colocou o Sol como centro do Sistema Solar, contrariando a então vigente Teoria Geocêntrica que considerava a Terra como o centro. É considerada como uma das mais importantes hipóteses científicas de todos os tempos, tendo constituído o ponto de partida da astronomia moderna.

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Monumento aos Heróis do Gueto de Varsóvia

Construido em 1948 quando a cidade de Varsóvia estava ainda em ruínas depois dos bombardeamentos alemães durante a segunda guerra mundial. Este monumento encontra-se em pleno bairro judeu da capital polaca, e dentro da área do gueto de Varsóvia. Trata-se de uma homenagem a todos os judeus, cerca de 450 mil, que ali viveram entre 1940 e 1943. Em 1942, o exército nazi começou a enviar para o campo de concentração de Treblinka grande parte dos judeus de Varsóvia e de outras cidades polacas. Estima-se que cerca de 300 mil sairam do gueto de Varsóvia para o campo de concentração. O muro do Gueto de Varsóvia tinha 18 kms de comprimento e três metros de altura. Até Julho de 1942 morreram no gueto de Varsóvia cerca de 100 mil pessoas vitimas de fome e doenças.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Estação de Comboio

Foi a partir desta estação ferroviária que cerca de 300 mil judeus partiram rumo aos campos de concentração nazis. A maior parte nunca regressou a casa...

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Alternativa ao Metro

Uma forma simples e eficaz para percorrer a cidade de Varsóvia. O "velho" eléctrico satisfaz os turistas.

terça-feira, 15 de outubro de 2013

Vista Geral de Varsóvia

Fotografia tirada do 30º andar do Palácio da Cultura e Ciência. É o melhor local para tirar fotos a 360º de Varsóvia.

sábado, 12 de outubro de 2013

Viagem de Comboio entre Varsóvia e Cracóvia



Da capital Varsóvia a Cracóvia são 300 quilómetros de distância. A viagem de comboio demora cerca de três horas. O bilhete de segunda classe custa 60 zlotys (15 euros)e deve ser comprado na estação ferroviária. As indicações nos paineis da estação são óptimas, como pode ver nas fotografias. Primeiro, ficamos a saber através do bilhete qual o número da carruagem e o número do nosso lugar. Depois, é só conferir nos paineis e esperar pelo comboio. Boa viagem!!!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Comida




A comida é diferente da ocidental. Pelo menos a forma como combinam os ingredientes. Os polacos utilizam muitas verduras, não só nas saladas, mas, também no prato principal e até na sopa. Gostei. Nas imagens podem ver duas sopas, uma de legumes com rodelas de chouriça, a outra de beterraba. Há ainda uma carne de vaca bem temperada, acompanhada por verduras. Tudo isto num restaurante tipico na baixa de Cracóvia. Não esqueçam a cerveja polaca, saborosa, e bem mais fraca, em termos de álcool, comparativamente com Portugal.

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Auschwitz

O Campo de Concentração de Auschwitz e Birkenau fica a 70 quilómetros de Cracóvia. De carro a viagem dura 45 minutos. Pode ir também de comboio ou de autocarro (o bilhete custa 22 zlotys cerca de 6 euros), nesse caso uma hora chega para encontrar o campo de concentração. O horário de visita aos campos de concentração varia consoante a época do ano. Em Outubro/Novembro Auschwitz e Birkenau abrem portas às 8 da manhã e fecham às 17 horas. A entrada é gratuita. De um campo para o outro (ficam a cerca de 5 kms) há autocarros que demoram cinco minutos a fazer o trajecto. Caso pretenda, à chegada a Auschwitz pode solicitar um guia, em castelhano ou inglês, que durante quatro horas nos acompanha na visita aos campos. Este serviço custa cerca de 45 zlotyz, cerca de 11 euros. A partir do momento em que chega a Auschwitz, acredite, é só emoções fortes.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Auschwitz

Começou por ser uma base militar polaca, mas rapidamente se transformou num campo de concentração nazi. Auschwitz recebeu prisioneiros de guerra e judeus. Chegavam aqui de comboio, alguns deles directamente para as câmeras de gás. Perto de um milhão de pessoas morreram em Auschwitz e Birkenau.

domingo, 6 de outubro de 2013

Auschwitz

O campo de concentração de Auschwitz foi construido em 1940 devido à lotação das prisões existentes. Rudolf Hoss foi o primeiro comandante nomeado por Hitler. A 14 de junho de 1940 chegaram os primeiros prisioneiros polacos. No inicio Auschwitz tinha 20 edificios, mas, com o decorrer da guerra foi crescendo.

sábado, 5 de outubro de 2013

Auschwitz

Auschwitz, a parede dos fuzilamentos.

Auschwitz

Arame farpado electrificado para evitar possiveis fugas

Auschwitz

Um dos postos de vigia em Auschwitz

Auschwitz






Imagem das latas vazias que tinham produto venenoso que matou milhares de pessoas nos campos de concentração de Auschwitz e Birkenau. Logo a seguir, sete toneladas de cabelo, milhares de óculos, próteses, malas e sapatos. O aproveitamento dos objectos pessoais dos judeus em Auschwitz era total.

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Birkenau

Também conhecido como Auschwitz II, Birkenau recebeu homens, mulheres e crianças. Chegavam de comboio de todos os pontos da Europa e também da Polónia. Com uma particularidade. Eram separados à entrada. Homens para o lado esquerdo, mulheres e crianças para a direita. Quase no final da segunda guerra mundial, antes da chegada das tropas aliadas, os alemães destruiram os dois crematórios. Objectivo: limpar a imagem. Impossível, digo eu.